CORDISBURGO

Em meados de 1883, o padre João de Santo Antônio chegou na região conhecida como Sesmaria Empoeiras e,
por se tratar de um lugar com paisagens exuberantes e clima agradável, o padre logo a denominou de "Vista Alegre",
decidindo, assim, se estabelecer no local.
É certo que nessa região, o padre João deu início à fundação do povoado de Vista Alegre, em 21 de agosto de 1883,                             edificando a capela ao patriarca São José.
Na mesma época, mandou vir da França uma imagem
do Coração de Jesus

Quando chegou, uma procissão foi buscá-la
e assim nasceu a idéia de construir-se um templo para acolhê-la. Portanto, em 8 de março de 1886, foi levantada a primeira linha do templo no Arraial de Vista Alegre, que começava a ser povoado em torno da igreja, que  foi concluída no dia 20 de maio de 1894.

Nesse dia, houve uma bênção na igreja e o padre João trouxe
em procissão a imagem do padroeiro que tinha vindo de Paris e aguardava, na Capelinha de São José, a construção de seu templo.
Em 9 de junho de 1890, um decreto do então governador de Minas, João Pinheiro da Silva, elevou o povoado de Coração de Jesus da
Vista Alegre  a distrito de
Cordisburgo da Vista Alegre, município de Sete Lagoas.
O padre João registrou o nome Cordisburgo
em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus,
pois a etimologia vem do hibridismo cordis, do latim, que significa coração; e burgo, do alemão, que significa vila ou cidade.

O distrito foi incorporado ao município de Paraopeba, em 30 de agosto de 1911, sendo emancipado em 17 de dezembro de 1938. Nessa época, já se chamava apenas Cordisburgo.

O município de Cordisburgo está localizado na região centro-norte do Estado, distante, aproximadamente 120 km de Belo Horizonte por via rodoviária.
Seu acesso principal a partir de BH,
situa-se na BR-040, sentido Brasília, sendo 93km até Pousada Maquiné, entrando à direita na Rodovia MG -231 e mais 22 km até a cidade de CORDISBURGO.
Ponto Turistico: Gruta de Maquiné.
A Gruta foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné na época proprietário das terras. O berço da Paleontologia Brasileira foi explorado cientificamente pelo sábio naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund em 1834, que mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor.
Dr. Lund permaneceu dentro da caverna quase dois anos fazendo seus estudos  e descobriu restos humanos e de animais em petrificação da Era quaternária.

R.Oliva/Wikipedia
Fevereiro 2008

VOLTAR
titulo do seu site