Onesianas
Na Rádio Itatiaia, Villy Gonzer, vocifera:
- Aos 47 minutos da segunda etapa, o juiz marca pênalti para o Galo, pênalti para o Galo que está perdendo o jogo. É pênalti para o Galo!!!!!!!!!! Que felicidade!!! Vai bater Coelho !!!!
Onésimo, sentado em sua poltrona, decreta a trágica profecia:
- Vai perder...
A família toda protesta: Ô pai , você tá secando o Galo, parece cruzeirense, tenha a santa paciência, vira essa boca pra lá!!!
Onésimo, calmamente, retruca:
- Não estou secando ninguém. Este sujeito é uma "purcaria". Não sabe bater pênalti. Eu quando jogava, era chamado de "Pequeno Arquiteto", nunca perdi um.
- Atenção, caminha para a bola Coelho, atenção, vai chutar, chutou... Na trave!!! Não dá pra acreditar!!! Perdeu!!! Perdeu aos 47 do segundo tempo!!! O juiz apita o final de partida!!!!!
- Não falei? Este sujeito é uma "purcaria"...
* * *
Este sujeito é "meio fresco"? - pergunta Onésimo meio tímido, muito discretamente, disfarçando, sussurrando meio de lado, com a mão escondendo as palavras.
Traduzindo: Este cidadão é meio gay, veado, boiola, engole cobra, chibungo de capacete, queima-rosca, frutinha, bambi, termos inimagináveis na boca do Comendador.
Wagner, que monitora as palavras e ações do pai, corrige a pergunta: Ô pai, não existe meio fresco, é ou não é, não tem volta.
- "Não, estou desconfiado que este sujeito é "meio fresco"...
* * *
Domingo, 6:30 da manhã, o Delegado questiona:
- Ô "vagaba": Onde você estava ontem? Liguei para o seu "vestibulário", a mulher atendia e falava que estava ocupado ou na tal de "caixa econômica", "caixa econômica", várias vezes!!! Não sei pra que ter "vestibulário"!!! Toda vez é a mesma coisa!!!
Traduzindo: Ô boa vida, liguei para o seu celular, mas ele sempre estava desligado ou na caixa postal. Se liga, ô cara!!!
-Ô Pai, , o senhor telefonou para o "Gervásio"?, pergunta cobrando Idalmo. (Gervásio, nome fictício inventado pelo Onésimo, que são vários, dariam dois times ou mais).
- Eu não vou telefonar mais para este "vagaba". Este sujeito é manobrado!!!, responde de bate-pronto.
Ou seja, o cara é mandado pela mulher, comandado pela patroa, dirigido pela cara metade, governado pela dona, sonso, dissimulado, enfim, um caso perdido. Não adianta chamar para a pelada. Não vale o impulso.
* * *
Diego, colega do Felipe, muito magro, branquelo, com uma vasta cabeleira vermelha, logo pegou o apelido de "Gorbachev", dado pelo Comandante. De onde que ele sacou esta ninguém sabe. É o neto adotivo que mais o preocupa. No bar, ele observa:
- O Gorbachev, tá muito magro, não está comendo nada...
O telefone toca, Dona Chiquita atende com sua habitual cortesia:
- Alô, tudo bem? Aqui está tudo bem, eu estou ótima, Neném está bom, tudo tranqüilo.
Conversa vai, conversa vem, tchau, um abraço, finalmente desliga.
Onésimo, que ouvia atentamente, observava e curiosava tudo fingindo estar interessado no jornal, corrige o diálogo:
- Ô Chiquita, você falou que está bem? Você está péssima!!!
* * *
Nos dias de mal humor:
Ô Comendador, como é que vai, está tudo bom?
- Eu estou péssimo!!! Cagado e mijado!!!
Estas eu sei. Quem souber que conte outras...
R.Oliva
Dezembro 2007