O Ovo

       A pelada do vovô tinha umas regras interessantes.  E claras.
       Depois podíamos enumerá-las e fazer um livro. Uma delas, das mais respeitadas, era que novato seria sempre o último a ser escolhido. Não podia falar nada, cobrar pênalti nem pensar; tinha que passar pelo batismo de caneladas sem choro. Bater, nunca! Revidar, jamais! Se ocorresse alguma contunsão, era a glória. Estava admitido. Isto depois de passar pela ida ao bar, ter um bom papo, ouvir e gostar dos versinhos do Comendador Onésimo aturando suas porradas nas costas, alegre e sorridente.
       Uma ocasião, lá pelos idos do final do século passado, Elias Braga levou um amigo. O sujeito chegou todo uniformizado, adrenalina a mil. Tinha  muito tempo que não jogava, queria se enturmar para praticar o nobre esporte. Estava em grande forma.
       -"Todo domingo, 6,30 da manhã?  Bacana, é isso que eu quero, me exercitar, correr, eu tenho a força!".
       Logo de cara, resolveu marcar Celso Castilho, emérito driblador, conhecedor de mil pedaladas, um Robinho da pelada daquela época, sabia tudo de bola.
       E começa a partida. Bola prá Celso, engana o primeiro, engana o segundo, pedala daqui, pedala dali, canelada!!!!
       O que você achou do lance Casagrande?  - "Foi falta clara, chegou atrasado e foi na perna do adversário".
       Celso passa a mão  no joelho, não era de aturar jogo pesado, olhou torto para o desavisado, que era justo o nosso estreante do dia,  mas continuou o jogo. 
Eu que estava de fora, o experiente Ringo, 30 Copas Itatiaia,  pensei com os meus meiões: -"Isto não vai prestar!" E ato contínuo, gritei: "Ô Elias, como que chama o seu amigo?",  querendo avisar ao incauto que diminuísse o entusiasmo;  o Elias, que também jogava duro, no calor do combate, não escutou as minhas súplicas.
       E prossegue a partida!  Bola de novo com Celso, só dá ele, menino bom de bola esse Celso, avança, aplica uma caneta no primeiro, rabo de vaca no segundo, vai passar pelo terceiro e....porrada!!!
       E aí, Galvão?: - "O que que isso, minha gente, este zagueiro novato abriu a caixa de ferramentas!!! O homem não está para brincadeiras.  Não tem noção do perigo!!!"
       E eu de fora, gritando :  "Ô Elias, qual é o nome da figura?" Nada de resposta.
       Celso se levanta, avalia a situação, pensa um pouco,  amigo do  Elias, deve ser gente boa,  vamos relevar, segura a sua onda e recomeça o jogo!!!
       E bola na direita, Celso com ela, dá um totózinho no primeiro, duas embaixadinhas no segundo, vai chapelar mais um e....Cacetada !!! 
       Como dizia Guimarães Rosa para Manelão, paciência tem limites. Celso, cansado de ser a próxima vítima, sai de lado, e deixa a ponta do tênis esperando a canela do zagueirão. O encontro é inevitável.
       E aí, Arnaldo foi falta?" A regra é clara: ponta de bota contra perna lisa é igual a ovo na canela."
  E ovo de páscoa. Já nasce roxo. Zagueiro no banco, prometendo que era a última vez que jogaria bola, nada muito grave, chega o Elias e pergunta: - "Que gritaria é aquela, Ringo, porque me chamava tanto?"
       E eu, segurando o riso maldosamente,: - Agora não tem a menor importância, companheiro, o ovo já tá no ponto...

R.Oliva
Julho2006
Causos da Pelada do Vovô


VOLTAR
titulo do seu site